COLÓQUIO 2018

Entre os dias 25 e 28 de setembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Monte Castelo realizará o III COLÓQUIO DE LÍNGUAS DO IFMA.

 

Com tema Formação de professores: por uma renovação do ensino de línguas, o evento objetiva propiciar um espaço de debate e construção de ações pedagógicas que culminem em novos procedimentos teóricos, didáticos e metodológicos para o ensino de línguas na educação básica, técnica e tecnológica.

 

O público-alvo são professores de línguas ou áreas afins, estudantes de Letras e pós-graduação nas áreas de Linguística, Letras e Literatura. Inscrições e submissão de trabalhos.

 

As inscrições para o III COLÓQUIO DE LÍNGUAS DO IFMA estarão abertas de 14 de agosto a 25 de setembro.

 

O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 20 de setembro.

 

Cada trabalho deverá ter no máximo quatro autores. O regulamento e o modelo de template estão disponíveis no site do GEFORLIN.

 
PROGRAMAÇÃO

Sep 25, 2018

8:00 - 12:00

Credenciamento / Entrega de Material

Início do Credenciamento

Local: Entrada do Teatro Viriato Correa

Sep 25, 2018

8:00 - 12:00

Abertura do Colóquio / Chefa do DAL / Coordenadores do Evento

Abertura dos Trabalhos: Dra Paula Francineti R de Araujo e Danielle Ferreira (Coordenadoras do Evento) e Palestrantes Convidados.

Palestra: “Os materiais didáticos no ensino de línguas: problemas e perspectivas”

Profa Dra Florência Miranda - Rosário/Argentina

Local: Teatro Viriato Correa

Esta intervenção propõe problematizar a tarefa de produção de materiais didáticos enquanto ação docente e observar o papel desses materiais no “sistema didático” (Dolz et al. 2009). Para exemplificar e circunscrever o problema, tomaremos o caso do ensino de português como língua estrangeira (PLE). Assumiremos, para isso, uma perspectiva declaradamente interacionista, retomando as concepções assumidas pelo interacionismo social (Vygotsky, Voloshinov, etc.) e, em particular, pelo interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, Dolz, Schnweuly, Machado e Cristóvão, entre outros).

Por um lado, propomos questionar a própria noção de material didático e refletir sobre o papel desse componente no desenho e na implementação das propostas de ensino. Por outro lado, procuraremos realizar uma exploração sobre possíveis caminhos para a elaboração de materiais adequados a contextos particulares.

Algumas das questões que discutiremos nesta palestra são: quais os critérios básicos que devemos levar em consideração para a elaboração de materiais didáticos? Que classes de dispositivos é possível construir? Quais as dificuldades implicadas na tarefa de produzir materiais? Quais os problemas que se observam na análise de materiais, no caso particular do ensino de PLE? Qual o lugar dos textos e da gramática na elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas? Por que trabalhar a partir de textos autênticos e que tratamento devemos dar aos textos na elaboração das propostas didáticas?   

Sep 27, 2018

14:00 - 18:00

Intervalo / Almoço

Sep 25, 2018

14:00 - 18:00

Minicurso 1: Didatização dos gêneros  profissionais em sala de aula de EBTT

Profª Drª Edna Guedes – IFPE/Recife e Profa Dra Paula Araujo – IFMA/São Luís

Local: Sala de Mestrado

Este minicurso objetiva apresentar sequências didáticas concernentes ao ensino e apropriação dos gêneros textuais que circulam em várias instâncias sociais, sobretudo nas esferas profissionais, onde atuarão alunos em situação de estágio, vinculados aos cursos técnicos de Eletrotécnica, Eletromecânica e Edificações, aos quais serão requeridos ler e  produzir gêneros diversificados; descrever os contextos de produção das interações, nas quais os alunos se engajam; circunscrever e definir o conjunto de textos, o sistema de textos e o sistema de atividades com base no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2007) e na sociorretórica (BAZERMAN, 2005). 

Sep 25, 2018

14:00 - 18:00

Minicurso 2: A gramática dos textos: que fazemos com ela na sala de aula?

Profª Drª Maria João Martins Marçalo - Évora/Portugal

Local: Auditório Florise Pérola

Neste minicurso abordaremos as noções de gramática socorrendo-nos em livros didáticos usados em escolas brasileiras e portuguesas. Procuraremos tecer um percurso crítico e reflexivo sobre as estratégias possíveis em sala de aula para uma abordagem apelativa de diferentes questões gramaticais. O minicurso terá uma parte prática de análise e de comentário de textos.

Sep 26, 2018

08:00 - 12:00

Minicurso 3: Multimodalidade e Interacionismo Sociodiscursivo: considerações teóricas e metodológicas

Profª Drª Audria Albuquerque Leal - Universidade de Nova Lisboa/Portugal

Local: Auditório Florise Pérola

Este minicurso tem o objetivo de abordar os processos que participam na organização do texto multimodal, procurando mostrar o papel desempenhado pelos recursos linguísticos e por outros modos semióticos. Procuraremos ainda exemplificar esses processos, analisando diferentes gêneros textuais, caracterizando-os funcional e formalmente, no contexto de uso da língua e em relação com as diferentes atividades sociais envolvidas. Para atingir o objetivo proposto, o curso será dividido em três partes principais: na primeira parte, centrar-nos-emos na apresentação do quadro teórico e metodológico do ISD de 1999 e as alterações feitas em 2008; na segunda parte, procuraremos apresentar o quadro teórico e metodológico da Semiótica Social; em seguida, na terceira parte, apresentaremos o modelo de análise Semiótico Sociointeracional, proposto por Leal (2011), para a análise de textos multimodais. De fato, o modelo Semiótico Sociointeracional (Leal, 2011) mostra como a aproximação da perspectiva epistemológica do ISD com a Semiótica Social permite acoplar à arquitetura textual as categorias de análise propostas para o visual.

Sep 26, 2018

08:00 - 12:00

Minicurso 4: Explorações sobre Textos e Gêneros Textuais para o Ensino de Línguas - Esgotado

Profª Drª Florência Miranda - Rosário/Argentina

Local: Teatro Viriato Correa

Nas últimas décadas, as noções de “texto” e de “gênero” (textual ou discursivo, conforme as perspectivas) foram ganhando um lugar cada vez mais central no ensino de línguas (maternas e/ou estrangeiras). De fato, já não parece necessário argumentar sobre os motivos que justificam o trabalho com textos diversos nas aulas de língua. Contudo, a noção de texto e a noção de gênero não são estáveis e unívocas; de maneira que não existe uma única forma de abordar o texto. Assim sendo, nas aulas podem coexistir várias concepções de texto diferentes e, por isso, resulta fundamental que os professores assumam uma concepção clara e própria desse objeto.

Nesse minicurso, propomos discutir a noção de texto e a noção de gênero textual no quadro de uma perspectiva interacionista da linguagem e do ensino de línguas. Além de definir as noções, abordaremos diferentes dimensões de análise que podem ser objeto de trabalho didático. O objetivo, então, é identificar níveis e categorias de análise que possam ser relevantes para o ensino de línguas em diferentes situações e para diversos públicos (língua materna ou estrangeira, alunos de diferentes idades, ensino para objetivos diversificados…). Para isso, o minicurso propõe um espaço de exploração prática a partir de um conjunto de textos e de categorias previamente selecionados.

Sep 26, 2018

12:00 - 14:00

Intervalo / Almoço

Sep 26, 2018

14:00 - 18:00

Minicurso 5: O ensino de língua de sinais brasileira - Libras numa proposta interativa através da Sequência FEDATHI

Profª Me Margarida Pimentel - UFC/CE

Local: Sala de Mestrado

A datitologia e a produção cultural surda. Práticas de Libras em contexto à luz de princípios teóricos e metodológicos sociointeracionistas. A Sequência FEDATHI no ensino de Libras. Parâmetros e traços linguísticos da Libras. Diálogo em língua de sinais.

Sep 26, 2018

14:00 - 18:00

Minicurso 6: Princípios do Interacionismo Sociodiscursivo para abordar os textos literários na sala de aula

Prof. Dr. Ricardo Carvalho - UFSE

Local:Auditório Florise Pérola

Neste minicurso, examinamos os desafios pedagógicos voltados para os textos literários com vista à elaboração de uma sequência didática, sob a perspectiva do ISD, voltada para alunos do ensino  Fundamental e Médio.  O encontro propõe uma abordagem interdisciplinar que explora a poética ficcional com base na compreensão do domínio literário e estudos do funcionamento textual-discursivo de crônicas, considerando as condições de produção de sua realização, a arquitetura textual e os aspectos enunciativos a serem ressaltados na sala de aula no processo de formação do leitor.  No âmbito dos estudos linguísticos, observamos de que forma aspectos linguístico-discursivos, compreendidos na abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo ajudam a realização da análise linguística para ler as crônicas.

 

Sep 27, 2018

08:00 - 12:00

Minicurso 7:  A literatura como ferramenta pedagógica para as aulas de história: a escrita romanesca da Ana Miranda

Prof. Dr. Renato Pinto - IFMT/Cuiabá

Local: Auditório Florise Pérola

Este minicurso pretende descortinar processos narrativos encontrados pela escritora Ana Miranda, com o intuito de demonstrar como as temáticas costuram-se com a forma do texto e reproduzem aspectos conhecidos da cultura brasileira de maneira distinta da história oficial, bem como da historiografia literária.  As relações entre a literatura e a história consistem na essência da proposta e ocupam lugar de destaque nesta proposição acadêmica. As relações da literatura com a história serão demonstradas através da utilização de variados gêneros textuais (paratextos), que recebem o mesmo tratamento de fonte histórica que as documentais, por parte da autora. Como ponto de partida estabelecemos a chegada dos portugueses ao novo continente, seguida pelo período inicial da colonização, passando pelos períodos imperial e republicano. Utilizaremos obras significativas da cultura brasileira que possam dar conta de aspectos relevantes dessa periodização.

Sep 27, 2018

14:00 - 18:00

Minicurso 8: O fos/fou* a serviço do ensino do ensino de línguas na educação profissional: limites e possibilidades - Esgotado

Prof. Me. Vilton Soares - IFMA/São Luís Centro Histórico

Local: Sala de Mestrado

O minicurso objetiva elaborar reflexões didáticas sobre o ensino-aprendizagem de línguas com base na metodologia FOS/FOU. Trata-se de abordagens de ensino de línguas para objetivos específicos que podem ser adaptadas ao nosso contexto da Educação Profissional, assim como para a preparação à mobilidade acadêmica internacional. Apoiar-nos-emos em Bakhtin e o Círculo, para quem o contexto extra verbal da enunciação é composto de três aspectos: (1) um horizonte espacial compartilhado pelos falantes (a unidade do visível); (2) o conhecimento e a compreensão comum da situação, igualmente compartilhada; e (3) a valoração compartilhada pelos falantes, na situação. Portanto, é nesse visto conjuntamente, sabido conjuntamente e avaliado conjuntamente que a enunciação se apoia. Desse modo, a enunciação da vida real compõe-se de: (a) uma parte realizada verbalmente e (b) do subentendido. A pergunta norteadora do nosso minicurso é: como uma proposta de ensino-aprendizagem de línguas, na perspectiva dialógica, pode responder às demandas da Educação Profissional?

*FOS - Français sur Objectif Spécifique; FOU - Français sur Objectif Universitaire

 

Sep 28, 2018

08:00 - 09:00

Mesa Redonda 1: Aspectos da formação e do planejamento docente no ensino de língua espanhola (UFMA, UEMA e IFMA)

Profª Me. Alessandra Ferro Salazar Caro - IFMA (Mediadora)

Prof. Dr. João da Silva Araujo Júnior - UFMA

Profª Me Antônia Nilda Alves Cruz - IFMA/Maracanã

Profª Me Jeane Sousa da Silva - UEMA

 

Local: Auditório Florise Pérola

Sep 28, 2018

09:00 - 10:00

Mesa Redonda 2: A perspectiva da Libras na formação do professor: um caminho para a inclusão escolar (UFC, IFMA, UFMA)

Profª Me Margarida Pimentel - UFC/CE (Mediadora)

Prof. Me Gérison Kézio Fernandes Lopes - UFMA/Campus Bacabal

Profª Me Silvana Maria dos Anjos P. Brito

Prof. Esp. Maik Waldemar Araújo Oliveira - UFMA

Local: Auditório Florise Pérola

Sep 28, 2018

10:00 - 12:00

Palestra: A BNCC: implementação e os impactos dela na formação do professor

Profª Drª Eulália Vera Lúcia Leurquin - UFC

O Brasil está vivendo o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular de língua portuguesa em seus Estados. Esse processo faz emergir dois fatores que se traduzem em dois grandes desafios. O primeiro é orientar a educação nacional com vista a uma formação integral do aluno e o segundo é unificar as matrizes curriculares em um país do porte do nosso. O objeto de ensino é revisitado e ampliado, mas guarda posições já definidas.  A língua em situação de uso é o foco e o texto assume-se como unidade de trabalho. Nesse contexto, definimos como objetivos de nossa fala mostrar a base teórica que sustenta esta proposta de ensino e aprendizagem de língua materna; pontuar questões pertinentes sobre a formação de professor para atuar na sala de aula de língua materna; e ressaltar as mudanças evidenciadas. Para além de outras questões evidenciadas, as análises do texto da BNCC mostraram alguns pontos que carecem de reflexões: na sala de aula o foco são as atividades de análise linguística, oralidade, produção textual e leitura, a partir de habilidades e competências para ampliar nos aprendizes a realizar atividade de linguagem.

Local: Auditório Florise Pérola

Sep 28, 2018

14:00 - 16:00

Sessões de Comunicação

Eixo 1: As práticas docentes concernentes ao ensino da leitura, escrita e gramática em LM e LE.

Local: Prédio do Ensino Superior

 

Eixo 2: Multimodalidades: práticas e letramento

Local: Prédio do Ensino Superior

 

Eixo 3: Literatura: práticas e letramento digitais

Local: Prédio do Ensino Superior

 

Eixo 4: Materiais didáticos e práticas para o ensino de Libras

Local: Prédio do Ensino Superior

Sep 28, 2018

16:00 - 17:30

Apresentação de Pôster

Local: Área de Vivência

Sep 28, 2018

19:00 - 22:00

​Apresentação Cultural - Livraria AMEI

Performance teatral - Prof. Dr. Renato

Lançamento de livros 

Xibio - Luiz Renato Pinto - IFMT/Cuiabá

O Fos e o Fou no nordeste do Brasil: quais expectativas - Joice Armani Galli; Nadège Bouchonneau

Gênero, Ensino e Formação de professores - MINTER 

Múltiplas Facetas da Linguagem - DINTER

Please reload

 
PALESTRANTES

Profa Dra Florência Miranda
Rosário/Argentina

Graduação em Português - Universidad Nacional de Rosario, Argentina (1996), doutorado em Lingüística (Teoria do Texto) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2007) e pós-doutorado, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008-2013). Foi Coordenadora acadêmica (2010-2015) e é professora titular na Licenciatura em Português (formação de professores, pesquisadores e tradutores) da Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Atual Diretora do Departamento de Línguas Estrangeiras da Facultad de Humanidades y Artes da Universidad Nacional de Rosario. É pesquisadora e diretora de projetos de pesquisa no Centro de Estudos Comparativos da Universidad Nacional de Rosario. Presidente da Asociación Argentina de Profesores de Portugués (AAPP), períodos 2013-2015 e 2015-2017. Tem experiência e publicações nas áreas da Lingüística e do Ensino de línguas, com ênfase em teoria do texto e análise do discurso.

Profa Dra Paula Araujo
IFMA/São Luís Monte Castelo

 

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados, na linha de pesquisa Linguística Aplicada e Estudos de Fronteira. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013) com estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Université de Genève com Jean-Paul Bronckart. Professora e coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente com letramento de jovens e adultos, prática de ensino, formação de professor e produção de materiais didáticos. Líder do Grupo de Estudo, Formação e Linguagem, vinculado a PRPGI/IFMA; participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) vinculado ao PPGL/UFC.

Profa Dra Audria Albuquerque Leal
Universidade de Nova Lisboa/Portugal

Doutorado em Linguística, especialidade em Teoria do Texto, pela Universidade Nova de Lisboa (2011). Atualmente é pesquisadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, atuando principalmente nos seguintes temas: Gêneros de Texto, Interacionismo Sociodiscursivo, Semiótica Social, linguagem não verbal, Semântica Enunciativa, livro didático, ensino de vocabulário, leitura, sala de aula e produção textual.

Prof Dr Ricardo Carvalho - UFSE

 

Pós-doutorado na área de Linguística de Texto e Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001), Especialização em Leitura e Produção de Texto (2000), Especialização em Alfabetização das Crianças das Classes Populares (1996), Graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2006) E Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1995). Desempenhou a função de Coordenador Geral de Sergipe do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ? PNAIC do Ministério da Educação (2011-2016). Atualmente é professor adjunto dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho. Professor do curso de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) Itabaiana. Atua como coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos de Alfabetização, Discursos e Aprendizagens (GEADAS) desde 2009. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino da língua materna e pesquisa nos seguintes temas: alfabetização e o ensino da ortografia, pragmática, análise do discurso e produção textual.

Profa Me Alessandra Ferro Salazar Caro
IFMA/São Luís Monte Castelo

 

Mestrado em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras - Curso de Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, na linha de pesquisa: Literatura, Memória e Cultura. Graduação em Letras, com habilitação em Espanhol e Literatura de Língua Espanhola - Pelo Centro de Ensino Atenas Maranhense Faculdade Atenas Maranhense. Possui especialização em Docência na Educação Superior pela Faculdade Santa Fé. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Monte Castelo. Pesquisadora dos Grupos de Estudo: Linguagens, Culturas e ensino: o uso da língua na formação técnica e tecnológica vinculado a PRPGI/IFMA, com o objetivo de desenvolver pesquisas que envolvam os diferentes usos da linguagem em sua interface com as diversas manifestações da cultura com vistas à ampliação das trocas simbólicas necessárias à formação e humanização do aluno do ensino técnico e tecnológico e do Grupo de Estudo Formação e Linguagem (GEFORLIN) vinculado a PRPGI/IFMA, com os objetivos de desenvolver ações e pesquisas de intervenção sobretudo de Didática de línguas, atuando principalmente na formação continuada de professores e na elaboração de materiais didáticos de língua portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola e literaturas.

 

Profa Dra Edna Guedes - IFPE/Recife

 

 

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (1991), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, desde 1993, atua no Ensino Médio, Técnico e Superior de Tecnologia. Dedica-se, principalmente, aos seguintes aspectos da Lingüística: Teoria dos gêneros, Multimodalidade, Terminologia, Línguística Textual, Lingüística Aplicada, dissertação como gênero textual e gênero textual na Educação Profissional.

Profa Dra Maria João Martins Marçalo
Évora/Portugal

 

Doutorado em Linguística pela Universidade de Évora (2005). Pós doutorado pela Carneggie Mellon University (USA, 2009) Mestrado em Linguística Portuguesa, Universidade de Évora (1992) Graduação em Línguas e Literaturas Modernas, Português/ Inglês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1983-1987). Docente na Universidade de Évora, Portugal. Participou na organização do I e do II SIMELP (São Paulo USP, e Évora, UÉvora). Provas de Agregação em 2011. É diretora do Doutoramento em Linguística na Universidade de Évora e vice-presidente da Associação Internacional de Linguística do Português.

Profa Me Margarida Pimentel - UFC/CE

 

Professora Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sign Writing - SW, registrado no CNPq, sob a coordenação da Profª Drª Marianne Rossi Stump/UFSC. Integrante do G-Tercoa/UFC, Grupo de Pesquisas liderado pela Profª Drª Maria José Costa dos Santos (Faced/UFC). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno Faced/UFC. Graduação em Licenciatura em Letras Libras (UFSC/UFC-2010), Bacharelado em Geografia (UECE-1994) e Licenciatura em Geografia (UECE-1992); Especialização em Educação Especial (2004) e Administração Escolar (1999) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; e Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2008). Possui certificação de proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais para o nível superior (MEC/UFSC), bem como o de Proficiência na Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais ? Libras/Língua Portuguesa - PROLIBRAS Nível Superior (MEC/INES/UFSC). Em 2009, foi Diretora Geral do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) / Centro de Capacitação e de Atendimento às Pessoas Com Surdez (CAS) em Fortaleza/CE, contribuindo para o redimensionamento dessas Instituições para o foco no educando surdo e família numa perspectiva bilíngue - Libras como primeira língua e português como L2 - na Educação Básica dos surdos no Ceará. Intérprete de Libras voluntariamente em eventos em geral, prioritariamente na área da Educação; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, educação especial, educação de surdos, interações, língua de sinais e linguagem. Participa e desenvolve atividades no campo de terapias integrativas: Reiki, Constelação Sistêmica Familiar, Danças Meditativas e Circulares, entre outras, com foco nas pessoas surdas.

Prof Dr Renato Pinto - IFMT/Cuiabá

 

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001), Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Doutorado em literaturas de língua portuguesa pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso, trabalhando no Campus Octaíde Jorge da Silva, de Cuiabá - MT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Mato Grosso, Literatura, Leitura, Poesia e Cultura. Como historiador pesquisa a obra de José de Mesquita, presidente da Academia de Letras de Mato Grosso por mais de quarenta anos. É estudioso do novo romance histórico brasileiro, especialmente a obra de Ana Miranda.

Prof Me Vilton Soares

IFMA/São Luís Centro Histórico

 

Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL, PUC SP ( 2015 - 2018 ) e membro do Grupo de Pesquisa CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória, liderado pela professora Beth Brait. Fez estágio sanduíche na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Tem mestrado em Turismo e Hotelaria (Univali SC, 2014) e é licenciado em Letras - Português/Francês, com especialização em Linguística Aplicada e Ensino do Português (UFPE, 2002 e 2007, respectivamente). Desde 2010 é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT de Língua Portuguesa e Estrangeira/ Francês no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Luís / Centro Histórico e desenvolve pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de línguas e Literaturas no contexto da Educação Profissional com base nas reflexões teórico-metodológicas de Bakhtin e o Círculo. Áreas de interesse: [Linguística Aplicada / Didática das Línguas] FOS/FOU, Gêneros do discurso, BAKHTIN e o Círculo, Análise Dialógica do Discurso - ADD, Mobilidade Acadêmica International, Ensino-Aprendizagem de Línguas e Literaturas no contexto da Educação Profissional; [Turismo] Linguística Aplicada e Turismo.

Profa Dra Eulália Vera Lúcia Leurquin - UFC

 

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), Mestrado (1997) e Doutorado em Educação pela mesma universidade (2001). É professora associado III da Universidade Federal do Ceará. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Linguística e o MINTER/UFC/UFMA. Coordenou a formação de professores de Língua materna do PROJOVEM Urbano em 2009 e deu assessoria à Secretaria de Educação do Município de Fortaleza em 2011, na produção das Diretrizes Curriculares. Atuou na Université de Bordeaux Montaigne como professora convidada. Coordena o FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, desde 2006. Líder do GEPLA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Coordena o Curso de Português Língua Estrangeira. Realizou o Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelles Paris III e na Université de Genève. Pesquisas com ênfase no agir professoral, considerando a formação docente e as condições de trabalho do professor e do estagiário, bem como o letramento de ambos.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Área de submissão de trabalhos | resumo expandido

 

 

A submissão do resumo expandido exclusivamente no período de 14/08 e 20/09/2018.

 

REGULAMENTO

 

Baixar aqui as normas para elaboração do resumo expandido

 

Baixar aqui o template de submissão (Modelo do resumo expandido)

Baixar aqui o modelo de apresentação no formato powerpoint

Obs: Não é possível editar os arquivos nos links acima. Os solicitantes devem fazer o download dos arquivos para os seus computadores através do menu: Arquivo/File - Baixar como/ Download as. Para mais informações: coloquiolinguas@ifma.edu.br

 

Agradecemos seu interesse em participar do III COLÓQUIO DE LÍNGUAS DO IFMA

 

Atenciosamente

 

Paula Francineti Ribeiro de Araujo - IFMA/Monte Castelo

 

Comitê Organizador | III COLÓQUIO DE LÍNGUAS DO IFMA

 
INSCRIÇÕES
 

ORGANIZAÇÃO

 

Paula Francineti Ribeiro de Araujo

Danielle Sousa Ferreira

Carla Marina da Silva Torres de Sousa Dias

Luís Carlos Silva Gomes

Luís Cláudio de Melo Brito Rocha

Ruy Barbosa Lima Franca

Simone Maranhão Costa Almeida

COMISSÃO CIENTÍFICA

Alessandra Ferro Salazar Caro

Ana Lourdes Queiroz da Silva

Ana Silvina Ferreira Fonseca

Audria Albuquerque Leal

Augusto Ângelo Nascimento Araujo

Edna Guedes Souza

Eliude Pereira Costa

Eulália Vera Lúcia Leurquin

Florencia Miranda

Joelina Maria da Silva Santos

José Ricardo Carvalho da Silva

Luiz Renato de Souza Pinto

Margarida Maria Pimentel de Souza

Maria João Martins Marçalo

Vilma de Fátima Diniz de Souza

Vilton Soares de Souza

            © GEFORLIN. Todos os direitos Reservados